Excelência de ensino

Corpo Docente

Conheça os professores do curso de Pós Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico.

Profa. Dra. Daniela Seixas

 

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná. Pós-doutorado pelo laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de Sâo Paulo. Pós-doutorado pelo Scripps Resarch Institute (TSRI) – La Jolla – CA – Estados Unidos. Pós-doutorado pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Prof. Guilherme Giannini Artioli

Graduado em Educação Física pela EEFE-USP (2004), mestre em Eduação Física pela EEFE-USP (2008) e doutor em Educação Física pela EEFE-USP (2012). Atualmente é Professor Doutor da EEFE-USP, atuando na área de Fisiologia Aplicada e Nutrição. É membro do grupo de pesquisa “Applied Physiology & Nutrition Research Group” e coordenador do Laboratório de Genética Aplicada e Nutrição (EEFE-USP). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Nutrição e Metabolismo da EEFE-USP (2012-2013, bolsista FAPESP) e na Nottingham Trent Univeristy (2012, Inglaterra – estágio financiado pelo NAPAN-USP). Atuou como “Lecturer in Exercise Physiology and Nutrition” na Nottingham Trent University, de Dezembro de 2016 a Dezembro de 2017. Atualmente, suas linhas de pesquisa são: recursos ergogênicos e estratégias nutricionais para o esporte, suplementos alimentares e saúde, e fisiologia dos dipeptídeos histidínicos (carnosina, histidina e compostos similares).

Prof. João Augusto Barreto Lombardi

Graduado em Medicina pela Universidade de Cuiabá. Médico do Exercício e Esporte pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Preceptor da disciplina de Medicina Esportiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Médico vinculado ao Comitê Paralímpico Brasileiro. Professor instrutor do Instituto Brasileiro de Ciências Médicas. Pós graduado em Ciências Médicas Aplicadas ao Exercício UNIFESP. Pós graduando em Termografia Médica. Pós-graduando na Especialização em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico Turma 1 – FMRP USP

Prof. Thiago Fernando Lourenço

Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano e Esporte pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Atualmente é cientista do esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro – CBP; membro do Grupo MINIAN Educação e Qualidade de Vida, atuando como professor do curso de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo Esportivo – GANEP/MINIAN e docente de graduação do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic – Campinas, ministrando as disciplinas de bioquímica estrutura e metabólica. Realiza consultoria para atletas profissionais e amadores no planejamento, avaliação e execução do treinamento. Atuou como coordenador e docente do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera de Campinas (2010 à 2018). Integrou por 11 anos o Laboratório de Bioquímica do Exercício – LABEX da UNICAMP desenvolvendo projetos de pesquisas e cursos nas áreas de graduação e pós-graduação. Foi docente do curso de especialização em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva do Laboratório de Bioquímica do Exercício – LABEX – UNICAMP e do Curso de Especialização de 2008 à 2014. Atuou como fisiologista – Paulista Futebol Clube Ltda. e preparador físico de tenistas profissionais e juvenis.

Prof. Dr. Wladimir Rafael Beck

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2007), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-2012) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2015). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos (DCF/CCBS/UFSCar), credenciado no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PIPGCF UFSCar-UNESP). Tem experiência na aplicação de métodos bioquímicos e moleculares na área de fisiologia neuroendócrina e do esforço físico em modelos humano e animal, envolvendo melatonina, inflamação, dano tecidual e metabolismo energético.

Prof.Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (2001), pós-graduação “lato sensu” em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva (2003) e pós-graduação “stricto sensu” Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da FMRP utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo.

Profª. Juliana Maria Faccioli Sicchieri

Nutricionista, especialista em nutrição clínica (ASBRAN ) e em nutrição aplicada ao exercicio físico (EEFE-USP) possui mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto -USP (2005) e Doutorado em investigação biomédica pelo Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP(2018)Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em nutrição clínica, transtornos alimentares, composição corporal, alterações gustativas e nutrição do paciente com câncer.

Profª. Luciane Carla Alberici

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), pós-graduação em Ciências Médicas (2001-2006) e pós-doutorado (2006-2009) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Bioquímica e Metabolismo, atuando principalmente no estudo do metabolismo mitocondrial e estresse oxidativo em patologias como câncer, dislipidemias, obesidade, esteatose e diabetes. Tem experiência também em bioquímica do exercício. Desde 2009 é professora Doutora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP, onde ministra aulas de Bioquímica para os cursos de Farmácia. Orienta alunos e ministra aulas de Pós-Graduação pelo Curso de Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Prof. Marcelo Papoti

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício, Treinamento e Natação.

Profª. Mirele Savegnago Mialich Grecco

Nutricionista graduada pelo curso de Nutrição e Metabolismo FMRP-USP (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2012 – com período sanduíche na Columbia University, New York Obesity Research Center, Body Composition Unit) em Ciências Médicas pela FMRP-USP. Colaboradora do Curso de Nutrição e Metabolismo FMRP – USP (2015-2017). Pós-doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP. Tutora e Supervisora de Conteúdo da Especialização em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico – USP. Atualmente é Professora Temporária no Departamento de Ciências da Saúde da FMRP/USP, na Divisão de Nutrição e Metabolismo. Possui experiência como docente em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Experiência em temas ligados a avaliação nutricional, avaliação de composição corporal, impedância bioelétrica, obesidade, sarcopenia, índice de massa corporal e índices de adiposidade.

Profª. Rosane Pilot Pessa

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), Mestrado em Psicobiologia (USP-Ribeirão Preto,1995), Doutorado em Saúde Mental (USP-Ribeirão Preto,1999) e Pós-Doutorado em Antropologia (The University of Alabama-USA, 2019). Desde 1997, é docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, atualmente como Professora Associada 2. Desenvolve atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão de serviços à comunidade. É líder do Grupo de Estudos do Comportamento Alimentar e Transtornos Alimentares-GeComTA, coordenadora do Programa de Educação Alimentar do Campus da USP de Ribeirão Preto (PRAUSP) e vice-coordenadora do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares (GRATA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. É mãe de dois filhos e usufruiu de licença maternidade em 1999 e 2003. Tem experiência na área de Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Clínica, atuando principalmente junto aos temas Transtornos Alimentares (anorexia nervosa e bulimia nervosa) e Obesidade.

Profa. Dra. Sonia Valle Walter Borges de Oliveira

Possui Livre-docência em Administração Geral pela FEA-RP-USP, Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Atualmente é Secretária de Meio Ambiente de Ribeirão Preto-SP e Assessora Científica da FAPESP. Foi Professora Associada da FEA-RP-USP (MS 5-2) até sua aposentadoria e Professora Sênior da FEA-RP-USP (2017-2019). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sustentabilidade, Teorias da Administração, Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de esgoto sanitário, energias alternativas, ecoeficiência, tratamento de formol de líquido de preservação de peças anatômicas. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 entre 2013 e 2019. Foi Coordenadora do Curso de Administração da FEA-RP-USP (2009-2012) e Chefe do Departamento de Administração da FEA-RP-USP (2012-2016).

Profa. Paula Garcia Chiarello

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – USP/SP, mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos e Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo (Curso de Nutrição e Metabolismo – FMRP-USP). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: repercussões nutricionais e aspectos dietoterápicos na doença renal crônica e também na terapia de reposição renal; estado nutricional e composição corporal em doenças crônicas e câncer; vitaminas antioxidantes e estresse oxidativo em situações patológicas.

Prof. Pedro Vellosa Schwartzmann

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Possui doutorado completo em Cardiologia pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e especialização em Transplante Cardíaco junto ao projeto Coração Novo realizado pelo Ministério da Saúde. Atualmente exerce suas atividades no Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde é responsável pela Unidade Coronariana, pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício do Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e cardiologista do Centro de Reabilitação do mesmo hospital.

Prof. Murilo Dattilo

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2008), Doutor (2015) e Mestre (2011) pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Graduado em Nutrição Desportiva e Qualidade de Vida pela FEFISA (2009). É Nutricionista do corpo clínico da RG Nutri Consultoria Nutricional e membro do corpo diretivo da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE).

Prof. Hamilton Roschel

Bacharel em Nutrição e em Educação Física. Doutor em Ciências e Pós-doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição (Applied Physiology and Nutrition Research Group) da Escola de Educação Física e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Co-coordenador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Um dos criadores do canal de divulgação científica Ciência inForma. Membro do International Protein Board. Tem como linhas de pesquisa: efeitos terapêuticos da nutrição e do exercício nas doenças e no envelhecimento; sarcopenia; nutrição aplicada ao exercício; fisiologia muscular e do exercício; promoção de estilo de vida saudável.

Profa. Dra. Isis do Carmo Kettelhut 

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo(1976) ,doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (1980) e pós doutorado na Harvard Medical School, Boston, USA (1985 – 1988). Atualmente é professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Fisiologia, com ênfase em Endocrinologia e Controle do Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle hormonal, nutricional e neural do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos.

Prof. Dr. Bruno Gualano.

Graduação e Doutorado pela Escola de Educação Física e Esporte da USP e pós-doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (HCFMUSP) e do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada & Nutrição (FMUSP/EEFEUSP). Ex-Professor Associado do Departamento de Biodinâmica do Movimento Humano da Escola de Educação Física e Esporte da USP (2010-2018). Professor Associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP (desde 2018). Professor Visitante na Nottingham Trent University (UK) e Waikato Institute of Technology (NZ). Um dos criadores do blog de divulgação científica Ciência inForma. Tem como linhas de pesquisa: efeitos terapêuticos do exercício e nutrição aplicada ao exercício.

Prof. Renan Alves Resende

Fisioterapeuta graduado pela UFMG, Mestre e Doutor em Ciências da Reabilitação (UFMG), com doutorado sanduíche entre Agosto de 2012 e Agosto de 2013 pela Queen`s University, Kingston, Canadá. Atuou como Fisioterapeuta das empresas HMB-SAÚDE, SAMED-LAR e COOPSAÚDE entre 2009 e 2014. .É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como a Gait and Posture, Journal of Biomechanics, Sports Biomechanics, Clinical Biomechanics, Plos One e Osteoarthritis and Cartilage. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma instituição. Também é Coordenador do mesmo Programa e Coordenador Geral do Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia da UFMG. É conselheiro da Associação Mineira de Fisioterapeutas e Coordenador Científico da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia. Atua na área de desempenho motor e funcional humano de populações com condições de saúde musculoesqueléticas. 

Prof. Gustavo Duarte Pimentel

Graduado em Nutrição pela UNIMEP, especialização-aprimoramento em Cuidados Nutricionais do Paciente e do Desportista pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), mestre em Ciências pela Pós-graduação em Nutrição (UNIFESP, São Paulo) e doutor pela UNICAMP (Campinas), com sanduíche de um ano na Universidad de Santiago de Compostela (USC, Espanha). É Editor Associado da Clinical Nutrition ESPEN, Professor do Curso de Nutrição e orientador do mestrado e doutorado em Nutrição e Saúde (Faculdade de Nutrição) e em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina) da Universidade Federal de Goiás (Goiânia). Possui em experiência em nutrição clínica e em esportes, estimulação elétrica neuromuscular, sarcopenia induzida pelo câncer, doença renal e envelhecimento. Bolsista Nível 2 de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2020.

Coordenação

Prof.Roberto do Nascimento Silva

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Bioquímica e Imunologia e chefe do mesmo departamento. Professor da disciplina de Metabolismo para o Curso de nutrição e metabolismo. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Biotecnologia.

Profa. Paula Garcia Chiarello

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – USP/SP, mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos e Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo (Curso de Nutrição e Metabolismo – FMRP-USP). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: repercussões nutricionais e aspectos dietoterápicos na doença renal crônica e também na terapia de reposição renal; estado nutricional e composição corporal em doenças crônicas e câncer; vitaminas antioxidantes e estresse oxidativo em situações patológicas.

Garanta a sua vaga

O melhor investimento é sempre em sua própria formação!