Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça os professores do curso de Pós Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico.·.

Profa.Andresa Marques de Mattos

Nutricionista graduada na Universidade de São Paulo, especialista em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional e Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo GANEP, mestre e doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Experiência em atendimento clínico funcional de diversa patologia e de praticantes de exercício físico e atletas amadores.

Prof.Claudio Miguel da Costa Neto

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos em 1992. Concluiu seu Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo em 1997 sob orientação do Prof. Antonio C. M. Paiva; o qual foi realizado no modelo Sandwich junto à Universidade de Copenhague – Dinamarca (1995-1996), trabalhando no laboratório de Farmacologia Molecular sob orientação do Dr. Thue W. Schwartz. Foi Pesquisador visitante no Collège de France, Paris, França, por 2 anos (2010-2012). É revisor de diversos periódicos internacionais e agências de fomento no Brasil e no exterior. Possui experiência na área de Farmacologia e Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura e Função de Receptores 7TM (GPCRs), sinalização celular por GPCRs, Angiotensina II, Bradicinina, Mutagênese sítio-dirigida, transdução de sinal, e Descoberta e Desenvolvimento de Novos Fármacos. Professor Associado (Livre-Docente) do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; foi Coordenador (2006-2010) e Vice-Coordenador (2012-2014) do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Chefe de Departamento (2014-2016), e em diferentes períodos Coordenador de disciplinas de Bioquímica para o curso de Medicina. Atualmente é Vice-Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa – Cisbi (Centro de Biologia Sistêmica Integrada), membro do conselho estratégico do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, membro do Corpo Editorial dos periódicos PLoS One, Frontiers in Pharmacology – Experimental Pharmacology and Durg Discovery, e Frontiers in Molecular and Structural Endocrinology. Site do 7TMR-Lab: http://www.claudiocostaneto-lab.com/

Profa.Carem Gledes Vargas Rechia

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998), com estágio de doutorado sanduiche no Centre sur les Macromolécules Végétales (CERMAV) em Grenoble – França. Pós-doutorado na University of Leeds- Inglaterra (2010-2011) no laboratório de Ciências de Plantas. Atualmente é professor doutor MS3-2 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas e Bioquímica vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de células vegetais, mecanismos de defesa, parede celular vegetal, estrutura e metabolismo de carboidratos.

Prof.Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (2001), pós-graduação “lato sensu” em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva (2003) e pós-graduação “stricto sensu” Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da FMRP utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo.

Profa.Juliana Maria Faccioli Sicchieri

Nutricionista especialista em nutrição clínica – ASBRAN e em nutrição aplicada ao exercício físico (EEFE-USP) possui mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto -USP (2005). Doutoranda em investigação biomédica pelo Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em terapia nutricional, nutrição clínica, transtornos alimentares, composição corporal e oncologia.

Profa.Luciane Carla Alberici

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), pós-graduação em Ciências Médicas (2001-2006) e pós-doutorado (2006-2009) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Bioquímica e Metabolismo, atuando principalmente no estudo do metabolismo mitocondrial e estresse oxidativo em patologias como câncer, dislipidemias, obesidade, esteatose e diabetes. Tem experiência também em bioquímica do exercício. Desde 2009 é professora Doutora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP, onde ministra aulas de Bioquímica para os cursos de Farmácia. Orienta alunos e ministra aulas de Pós-Graduação pelo Curso de Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Prof.Marcelo Papoti

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício, Treinamento e Natação.

Profa.Mirele Savegnago Mialich Grecco

Pós-doutoranda pelo Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP. Nutricionista graduada pelo curso de Nutrição e Metabolismo FMRP-USP (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2012 – com período sanduíche na Columbia University, New York Obesity Research Center, Body Composition Unit) em Ciências Médicas pela FMRP-USP. Colaboradora no Curso de Nutrição e Metabolismo – USP (2015-2017). Possui experiência como docente em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Experiência em temas ligados a avaliação nutricional, avaliação de composição corporal, impedância bioelétrica, obesidade, sarcopenia, índice de massa corporal e índices de adiposidade.

Profa.Marina Rodrigues Barbosa

Docente efetiva da Faculdade de Medicina de Uberlândia – FAMED e do Curso de Nutrição – Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Graduação em Nutrição e Metabolismo pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (2007). Especialista em Nutrição Multidisciplinar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2009) e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2011). Doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2015), realizado no Laboratório de Fisiologia do Exercício. Fellow FAIMER Brasil 2017. Foi docente efetiva da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação em Saúde – Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho/Lagarto-SE e Coordenadora Pedagógica – Chefe da Divisão Pedagógica? DIPE/CAMPUSLAG (2016 – 2017). Possui experiência na área de Bioquímica, Fisiologia e Nutrição e Desenvolvimento Docente. Atua principalmente nos seguintes temas: metabolismo energético, músculo esquelético, avaliação nutricional e educação em saúde.

Profa. Paula Garcia Chiarello

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – USP/SP, mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos e Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo (Curso de Nutrição e Metabolismo – FMRP-USP). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: repercussões nutricionais e aspectos dietoterápicos na doença renal crônica e também na terapia de reposição renal; estado nutricional e composição corporal em doenças crônicas e câncer; vitaminas antioxidantes e estresse oxidativo em situações patológicas.

Prof.Pedro Vellosa Schwartzmann

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Possui doutorado completo em Cardiologia pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e especialização em Transplante Cardíaco junto ao projeto Coração Novo realizado pelo Ministério da Saúde. Atualmente exerce suas atividades no Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde é responsável pela Unidade Coronariana, pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício do Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e cardiologista do Centro de Reabilitação do mesmo hospital.

Prof. Leonardo dos Reis Silveira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Doutorado Sanduíche pela Universidade de Copenhagen – Muscle Research Center – Instituto August Krogh (2001-2002), Dinamarca. Pós-doutorando em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas (2003-2007), Pós-doutorado Sanduíche pela Universidade de Copenhagen – Muscle Research Center – Instituto August Krogh (2004), Dinamarca. Tem experiência na área de Fisiologia e Bioquímica, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo muscular, estresse oxidativo, expressão de gênica.

Prof. Marcelo Damário Gomes 

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1987), Mestrado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (1993), Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e Pós-doutorado na Cell Biology – Harvard Medical School (1999-2003) . Atualmente é Professor Associado e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP . Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em proteólise celular, atuando principalmente no seguinte tema: o sistema proteolítico ubiquitina – proteassoma. Durante o pós-doutorado no laboratório do Dr. Alfred Goldberg descrevemos a Atrogin-1 como crítica no processo de atrofia muscular. Recentemente, o nosso laboratório mostrou uma nova sub-estrutura nuclear enriquecida de proteínas ubiquitinadas e da E3 ligase FBXO25, o FANDs, do inglês FBXO25-Associated Nuclear Proteins.

Coordenação

Prof.Roberto do Nascimento Silva

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Bioquímica e Imunologia e chefe do mesmo departamento. Professor da disciplina de Metabolismo para o Curso de nutrição e metabolismo. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Biotecnologia.

Profa. Paula Garcia Chiarello

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – USP/SP, mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos e Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo (Curso de Nutrição e Metabolismo – FMRP-USP). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: repercussões nutricionais e aspectos dietoterápicos na doença renal crônica e também na terapia de reposição renal; estado nutricional e composição corporal em doenças crônicas e câncer; vitaminas antioxidantes e estresse oxidativo em situações patológicas.

Conheça os professores do curso de Pós Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico.·.

Profa.Andresa Marques de Mattos

Nutricionista graduada na Universidade de São Paulo, especialista em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional e Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo GANEP, mestre e doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Experiência em atendimento clínico funcional de diversa patologia e de praticantes de exercício físico e atletas amadores.

Prof.Claudio Miguel da Costa Neto

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos em 1992. Concluiu seu Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo em 1997 sob orientação do Prof. Antonio C. M. Paiva; o qual foi realizado no modelo Sandwich junto à Universidade de Copenhague – Dinamarca (1995-1996), trabalhando no laboratório de Farmacologia Molecular sob orientação do Dr. Thue W. Schwartz. Foi Pesquisador visitante no Collège de France, Paris, França, por 2 anos (2010-2012). É revisor de diversos periódicos internacionais e agências de fomento no Brasil e no exterior. Possui experiência na área de Farmacologia e Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura e Função de Receptores 7TM (GPCRs), sinalização celular por GPCRs, Angiotensina II, Bradicinina, Mutagênese sítio-dirigida, transdução de sinal, e Descoberta e Desenvolvimento de Novos Fármacos. Professor Associado (Livre-Docente) do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; foi Coordenador (2006-2010) e Vice-Coordenador (2012-2014) do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Chefe de Departamento (2014-2016), e em diferentes períodos Coordenador de disciplinas de Bioquímica para o curso de Medicina. Atualmente é Vice-Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa – Cisbi (Centro de Biologia Sistêmica Integrada), membro do conselho estratégico do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, membro do Corpo Editorial dos periódicos PLoS One, Frontiers in Pharmacology – Experimental Pharmacology and Durg Discovery, e Frontiers in Molecular and Structural Endocrinology. Site do 7TMR-Lab: http://www.claudiocostaneto-lab.com/

Profa.Carem Gledes Vargas Rechia

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998), com estágio de doutorado sanduiche no Centre sur les Macromolécules Végétales (CERMAV) em Grenoble – França. Pós-doutorado na University of Leeds- Inglaterra (2010-2011) no laboratório de Ciências de Plantas. Atualmente é professor doutor MS3-2 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas e Bioquímica vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de células vegetais, mecanismos de defesa, parede celular vegetal, estrutura e metabolismo de carboidratos.

Prof.Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (2001), pós-graduação “lato sensu” em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva (2003) e pós-graduação “stricto sensu” Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da FMRP utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo.

Profa.Juliana Maria Faccioli Sicchieri

Nutricionista especialista em nutrição clínica – ASBRAN e em nutrição aplicada ao exercício físico (EEFE-USP) possui mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto -USP (2005). Doutoranda em investigação biomédica pelo Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em terapia nutricional, nutrição clínica, transtornos alimentares, composição corporal e oncologia.

Profa.Luciane Carla Alberici

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), pós-graduação em Ciências Médicas (2001-2006) e pós-doutorado (2006-2009) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Bioquímica e Metabolismo, atuando principalmente no estudo do metabolismo mitocondrial e estresse oxidativo em patologias como câncer, dislipidemias, obesidade, esteatose e diabetes. Tem experiência também em bioquímica do exercício. Desde 2009 é professora Doutora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP, onde ministra aulas de Bioquímica para os cursos de Farmácia. Orienta alunos e ministra aulas de Pós-Graduação pelo Curso de Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Prof.Marcelo Papoti

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício, Treinamento e Natação.

Profa.Mirele Savegnago Mialich Grecco

Pós-doutoranda pelo Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP. Nutricionista graduada pelo curso de Nutrição e Metabolismo FMRP-USP (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2012 – com período sanduíche na Columbia University, New York Obesity Research Center, Body Composition Unit) em Ciências Médicas pela FMRP-USP. Colaboradora no Curso de Nutrição e Metabolismo – USP (2015-2017). Possui experiência como docente em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Experiência em temas ligados a avaliação nutricional, avaliação de composição corporal, impedância bioelétrica, obesidade, sarcopenia, índice de massa corporal e índices de adiposidade.

Profa.Marina Rodrigues Barbosa

Docente efetiva da Faculdade de Medicina de Uberlândia – FAMED e do Curso de Nutrição – Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Graduação em Nutrição e Metabolismo pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (2007). Especialista em Nutrição Multidisciplinar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2009) e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2011). Doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2015), realizado no Laboratório de Fisiologia do Exercício. Fellow FAIMER Brasil 2017. Foi docente efetiva da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação em Saúde – Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho/Lagarto-SE e Coordenadora Pedagógica – Chefe da Divisão Pedagógica? DIPE/CAMPUSLAG (2016 – 2017). Possui experiência na área de Bioquímica, Fisiologia e Nutrição e Desenvolvimento Docente. Atua principalmente nos seguintes temas: metabolismo energético, músculo esquelético, avaliação nutricional e educação em saúde.

Profa. Paula Garcia Chiarello

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – USP/SP, mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos e Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo (Curso de Nutrição e Metabolismo – FMRP-USP). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: repercussões nutricionais e aspectos dietoterápicos na doença renal crônica e também na terapia de reposição renal; estado nutricional e composição corporal em doenças crônicas e câncer; vitaminas antioxidantes e estresse oxidativo em situações patológicas.

Prof.Pedro Vellosa Schwartzmann

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Possui doutorado completo em Cardiologia pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e especialização em Transplante Cardíaco junto ao projeto Coração Novo realizado pelo Ministério da Saúde. Atualmente exerce suas atividades no Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde é responsável pela Unidade Coronariana, pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício do Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e cardiologista do Centro de Reabilitação do mesmo hospital.

Prof. Leonardo dos Reis Silveira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Doutorado Sanduíche pela Universidade de Copenhagen – Muscle Research Center – Instituto August Krogh (2001-2002), Dinamarca. Pós-doutorando em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas (2003-2007), Pós-doutorado Sanduíche pela Universidade de Copenhagen – Muscle Research Center – Instituto August Krogh (2004), Dinamarca. Tem experiência na área de Fisiologia e Bioquímica, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo muscular, estresse oxidativo, expressão de gênica.

Prof. Marcelo Damário Gomes 

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1987), Mestrado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (1993), Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e Pós-doutorado na Cell Biology – Harvard Medical School (1999-2003) . Atualmente é Professor Associado e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP . Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em proteólise celular, atuando principalmente no seguinte tema: o sistema proteolítico ubiquitina – proteassoma. Durante o pós-doutorado no laboratório do Dr. Alfred Goldberg descrevemos a Atrogin-1 como crítica no processo de atrofia muscular. Recentemente, o nosso laboratório mostrou uma nova sub-estrutura nuclear enriquecida de proteínas ubiquitinadas e da E3 ligase FBXO25, o FANDs, do inglês FBXO25-Associated Nuclear Proteins.

Coordenação

Prof.Roberto do Nascimento Silva

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Bioquímica e Imunologia e chefe do mesmo departamento. Professor da disciplina de Metabolismo para o Curso de nutrição e metabolismo. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Biotecnologia.

Profa. Paula Garcia Chiarello

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – USP/SP, mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos e Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo (Curso de Nutrição e Metabolismo – FMRP-USP). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: repercussões nutricionais e aspectos dietoterápicos na doença renal crônica e também na terapia de reposição renal; estado nutricional e composição corporal em doenças crônicas e câncer; vitaminas antioxidantes e estresse oxidativo em situações patológicas.

Todos os Direitos Reservados | Pós Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico

Todos os Direitos Reservados | Pós Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico

Todos os direitos reservados - 2019 | © ESPECIALIZAÇÃO ONLINE NUTRIÇÃO, METABOLISMO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO USP

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.